Numa impressionante operação de resgate, o cavalo Caramelo, que ficou retido por quatro dias em um telhado devido às enchentes no Rio Grande do Sul, foi salvo por uma ação conjunta dos bombeiros e do Exército na manhã desta quinta-feira (9) em Canoas.
O resgate, realizado por volta das 11h, envolveu o uso de dois botes, quatro barcos e um jet ski para garantir a segurança do animal.
Caramelo foi avistado pela última vez na manhã de quarta-feira (8), equilibrando-se precariamente no telhado, o que mobilizou rapidamente as equipes de resgate e chocou o Brasil.
As imagens do cavalo retido no telhado ganharam repercussão internacional.
Janja da Silva, primeira-dama, e influenciadores como Felipe Neto pediram urgência nas ações de resgate.
Janja relatou em sua conta no ‘X’: “Conversei com o General Hertz, Comandante das Operações no RS, e ele mobilizou equipes para localizar e resgatar o cavalo em Canoas. Os veterinários do Exército estão acompanhando. Torcemos para que o ‘Caramelo’ tenha resistido à noite.”
Felipe Neto também se engajou na campanha pela salvação do cavalo, afirmando em suas redes que uma equipe estava a caminho e que “se a embarcação não conseguisse remover o animal do telhado, ao menos ele seria alimentado”.
Ele até ofereceu-se para arcar com os custos de um helicóptero especial capaz de içar 500 kg, caso algum proprietário estivesse disposto a emprestar o veículo aéreo.
Momento em que o cavalo é resgatado
O cavalo caramelo foi oficialmente RESGATADO do telhado, após 5 dias ilhado no Rio Grande do Sul.pic.twitter.com/1kGRpu5WD0
— Séries Brasil (@SeriesBrasil) May 9, 2024
O resgate foi minuciosamente planejado e executado, começando com o transporte do cavalo para um bote especial visando sua segurança.
A operação, que contou com a presença de veterinários, foi transmitida ao vivo pela ‘GloboNews’, permitindo que milhares de pessoas acompanhassem o momento em que os profissionais acessaram o local onde o cavalo estava preso.