Intervalo entre vacinação contra Covid-19 e doação de sangue pode ser de até sete dias

Por Antonio

Hemoce orienta população a doar antes da aplicação do imunizante

Quem tiver se imunizado contra a Covid-19 deve aguardar entre dois e sete dias para fazer a doação de sangue. O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), convida a população para doar antes de se vacinar.

Quem recebe as doses da vacina Coronavac, produzida pela chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, pode doar 48h após a imunização. Já quem toma o imunizante Oxford/AstraZeneca, produzido em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), tem de aguardar sete dias. Ao todo, o Ceará já recebeu 72.500 doses da AstraZeneca e 262.400 da Coronavac.

“Nós relembramos a todos aqueles que podem, doem antes da imunização. Essa é uma maneira de exercer a cidadania sem precisar aguardar o período de inaptidão temporária da vacina. Antecipar a doação ajuda a manter o estoque dentro da regularidade e garante o atendimento transfusional de quase 500 unidades de saúde no Ceará”, afirma Denise Brunetta, diretora de hemoterapia do Hemoce.

Brunetta destaca, ainda, que a presença regular do doador é fundamental para garantir o atendimento dos pacientes. “Neste momento que está acontecendo um aumento de casos de coronavírus, é muito importante que o doador venha ao Hemoce para nos ajudar a abastecer o estoque de bolsas de sangue para quaisquer eventualidades”, orienta.

O intervalo entre a vacinação e a doação é uma recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), válida para todos os serviços de hemoterapia e hemocentros do País. De acordo com o órgão, a indicação garante maior segurança para doadores e pacientes que necessitam de transfusão sanguínea. O tempo de espera varia de acordo com a produção do imunizante.

Como a vacina Coronavac utiliza a produção do vírus inativado (SarsCov-2) para imunizar, o tempo de intervalo é menor. Os imunizantes que utilizam outras tecnologias, como a vacina Oxford/AstraZeneca, que tem em sua produção outro vetor viral para garantir o desenvolvimento de anticorpos, é necessário um tempo maior para doar sangue.

O Hemoce recomenda ainda que, se houver reação após a vacina, é importante que o voluntário só doe após sete dias do desaparecimento dos sintomas.

Assistência do Hemoce

As doações voluntárias realizadas de forma regular são fundamentais para a manutenção do estoque do Hemoce. O Hemocentro é responsável por atender a demanda transfusional dos pacientes dos 184 municípios cearenses, além de manter 60 agências transfusionais instaladas dentro de unidades hospitalares, onde ficam armazenadas e disponíveis as bolsas de sangue para atender às solicitações de transfusão dos profissionais de saúde.

Seja um doador de sangue

Para ser um doador de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal. Os voluntários podem agendar a doação pelo site doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones (85) 3101-2305 e (85) 99681-7597 – WhatsApp.

O post Intervalo entre vacinação contra Covid-19 e doação de sangue pode ser de até sete dias apareceu primeiro em Governo do Estado do Ceará.

Você pode gostar

Subscribe my Newsletter for new blog posts, tips & new photos. Let's stay updated!

Contato

@2019 – Todos os direitos reservados. VenutoBR.com

Posts em Destaque

Utilizamos cookies essenciais para melhorar a experiência de navegação. Para mais detalhes, confira nossa política de cookies. Aceitar Saber mais

Participe do nosso Grupo no WhatsApp!

Receba os resultados das loterias em primeira mão!

Entrar no Grupo