Inadimplência no Cartão de Crédito: Veja as consequências

dividas cartão de crédito,o que acontece se não pagar
Cartão de Crédito Nubank.

O Cartão de Crédito, é uma das principais forma de pagamentos usadas no ano de 2023, teve um aumento de 12,1% segundo Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços (Abecs), resultando em R$ 2,4 trilhões em transações. No entanto, junto como toda praticidade e conveniência, existe o risco de inadimplência.

Segundo os dados levantados pela Serasa, a inadimplência no Brasil cresceu pelo segundo mês consecutivo. O aumento é de 1,19% em relação ao mês anterior, que corresponde a um acréscimo de 855 mil no número de consumidores inadimplentes. Ao todo, são 72,89 milhões de brasileiros em situação de inadimplência, desses 29,34% são dividas com Bancos/Cartão de Créditos.

A inadimplência ocorre quando os titulares de cartões não conseguem pagar suas faturas, uma série de consequências desagradáveis pode surgir, afetando não apenas suas finanças pessoais, mas também sua saúde financeira a longo prazo. Como consequência do não pagamento da fatura do cartão de crédito tem a cobrança de juros e taxas, multa por atraso, impacto na pontuação de crédito, bloqueio do cartão e cobranças judiciais.

Em caso de cobrança judicial, a administradora do cartão pode usar de medidas legais para recuperar o valor devido, incluindo ações judiciais e a possibilidade de penhora de bens como forma de garantir o pagamento das dívidas.

Para evitar a inadimplência o cliente deve ter um bom planejamento financeiro para não faltar recursos na data de pagamento da fatura, e caso não consiga pagar o cartão, uma possibilidade é pagar o valor mínimo para evitar a inadimplência e em seguida renegociar com a administradora do cartão o saldo devedor.