Governador do Ceará Inaugura CISP e Anuncia Reforço no Efetivo da Segurança

Na última segunda-feira, os cearenses celebraram a inauguração da segunda etapa do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), um marco significativo para a eficiência e …

Na última segunda-feira, os cearenses celebraram a inauguração da segunda etapa do Centro Integrado de Segurança Pública (CISP), um marco significativo para a eficiência e agilidade no serviço prestado pelas forças de segurança do estado. O novo centro concentra diversas entidades, promovendo uma integração inédita entre órgãos como a Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), Polícia Militar (PMCE), Polícia Civil (PCCE), Corpo de Bombeiros Militar (CBMCE), Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), Centro de Inteligência do Ceará, Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública (Supesp), além das Coordenadorias do Ciops e Ciopaer.

Mais de dois mil profissionais altamente capacitados estarão trabalhando em conjunto no CISP, com o objetivo claro de aprimorar a eficácia no combate à criminalidade em todo o estado. Essa integração permitirá uma resposta mais rápida e coordenada diante de situações de emergência e, ao mesmo tempo, fortalecerá as estratégias de prevenção.

O governador Elmano destacou a importância desse novo modelo de integração, afirmando que a união das forças de segurança em um mesmo espaço físico resultará em benefícios tangíveis para a população cearense. “Estamos consolidando um avanço significativo na segurança pública do nosso estado. A integração dessas entidades é fundamental para agilizar o atendimento à população e reforçar nosso compromisso com a segurança de todos os cidadãos”, afirmou o governador durante a cerimônia de inauguração.

Além da integração física, o CISP também servirá como palco para a formação de novos servidores na Academia Estadual de Segurança Pública (AESP). O governador anunciou que detalhes sobre o cronograma para a convocação de novos servidores serão revelados em uma live marcada para quarta-feira, 22 de novembro de 2023. Mas não deixou claro se será o aumento da convocação do último concurso da PMCE. Essa iniciativa visa fortalecer ainda mais as equipes de segurança, garantindo que estejam devidamente treinadas e preparadas para enfrentar os desafios contemporâneos na área.

A população cearense recebe esse novo avanço na segurança pública com expectativa e otimismo, esperando que a integração das forças de segurança traga resultados positivos e tangíveis para a redução da criminalidade e o aumento da sensação de segurança em todo o estado.