INSS Confirma Pagamento do 13º Salário para Grupo Exclusivo Este Mês; Consulte e Saiba Quem Irá Receber

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a confirmação do pagamento do 13º salário para um grupo específico neste mês de novembro. Enquanto a …

Edfício sede do INSS. Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a confirmação do pagamento do 13º salário para um grupo específico neste mês de novembro. Enquanto a maioria dos aposentados e pensionistas já recebeu as duas parcelas do abono nos meses de maio e junho, de acordo com o calendário regular do benefício, há uma exceção que receberá o abono de forma única e proporcional aos meses em que o salário já foi pago.

É importante ressaltar que todos os aposentados e pensionistas do INSS estavam cientes de que não receberiam o 13º salário no final deste ano, seguindo uma decisão previamente comunicada. No entanto, em conformidade com a legislação vigente e mantendo o padrão dos últimos anos, o grupo específico mencionado será beneficiado com a antecipação do abono neste mês de novembro.

Entenda o Pagamento do 13º Salário do INSS em 2023

Os aposentados e pensionistas do INSS já receberam as duas partes do 13º salário nos meses de maio e junho, conforme o calendário padrão do benefício. Na ocasião, o Governo Federal destinou uma quantia significativa de R$ 62,7 bilhões para atender a 32,5 milhões de beneficiários, garantindo o cumprimento dessa obrigação previdenciária.

Contudo, neste final de ano, especificamente em novembro, outros segurados da Previdência terão a oportunidade de receber o abono do 13º salário. Diferentemente do pagamento em duas parcelas, como tradicionalmente ocorre em agosto e novembro, a antecipação ordenada por decisão presidencial permite que esses beneficiários recebam o montante em uma única cota, de forma proporcional aos meses em que o salário já foi pago.

Quem Receberá o 13º Salário do INSS Este Mês?

Os beneficiários que serão contemplados com o pagamento do 13º salário do INSS neste fim de ano são aqueles que se aposentaram, passaram a receber pensão ou auxílio após o mês de maio, quando a primeira parte do abono já estava sendo distribuída. Esse grupo específico terá seus depósitos realizados de maneira proporcional ao tempo em que o benefício foi concedido, garantindo uma abordagem justa e equitativa.

Para saber exatamente quando irá receber o 13º salário, os segurados podem consultar as informações disponíveis no site oficial do INSS, além de ficarem atentos aos comunicados e notificações enviados pelo órgão. Essa iniciativa visa assegurar que todos os beneficiários estejam informados e preparados para o recebimento do abono neste mês de novembro.