Município de Sobral, no Ceará, deve ter cobrança de Taxa de Lixo para Garantir Recursos Federais

Sobral, CE – O município de Sobral, localizado na região norte do Ceará, está se preparando para implementar a cobrança da taxa de lixo da …

Ivo Gomes Prefeito de Sobral/CE. Foto: Reprodução/Redes Sociais

Sobral, CE – O município de Sobral, localizado na região norte do Ceará, está se preparando para implementar a cobrança da taxa de lixo da população. A informação foi divulgada pelo prefeito Ivo Gomes, do PDT, durante uma interação em suas redes sociais na última segunda-feira, dia 30 de outubro.

Segundo o prefeito, essa decisão foi tomada após uma análise criteriosa da situação financeira do município. Ivo Gomes destacou: “Precisamos buscar novas fontes de receita para garantir a continuidade dos serviços públicos e a realização de investimentos necessários. A cobrança da taxa de lixo é uma medida necessária para assegurar a estabilidade financeira da cidade.”

A cobrança da taxa de lixo em Sobral foi anunciada após o prefeito abrir uma ferramenta para responder perguntas dos cidadãos em seu perfil no Instagram. No entanto, a administração municipal ainda está trabalhando nos detalhes do plano, e a data de início da cobrança e os procedimentos práticos ainda não foram divulgados.

É importante ressaltar que Sobral segue o exemplo da capital do Ceará, Fortaleza, que foi a primeira cidade do estado a adotar a cobrança da taxa de lixo. O prefeito José Sarto, também do PDT, enviou a proposta para a Câmara Municipal em dezembro de 2022. A medida tem como objetivo garantir um financiamento sustentável para a gestão de resíduos sólidos e a preservação do meio ambiente.

A decisão de Sobral reflete os desafios enfrentados por muitos municípios brasileiros, que buscam manter suas finanças em equilíbrio enquanto continuam a prestar serviços essenciais à população. Espera-se que a administração municipal forneça mais informações sobre a cobrança da taxa de lixo nos próximos meses, à medida que o plano de implementação é aprimorado.

Com informações do G1CE.