Realizada a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Sobral

Foi realizada, na manhã desta segunda-feira (30/10), no auditório da Faculdade Luciano Feijão (FLF), a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de …

Foto: Secom Sobral

Foi realizada, na manhã desta segunda-feira (30/10), no auditório da Faculdade Luciano Feijão (FLF), a 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Sobral. O evento foi organizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPDS), órgão ligado à estrutura da Secretaria dos Direitos Humanos e da Assistência Social (Sedhas).

Com o tema “Contexto atual e futuro na implementação dos direitos da pessoa com deficiência: construindo um Brasil mais inclusivo”, o evento reuniu conselheiros municipais, gestores, pessoas com deficiência e suas famílias, e representações de instituições da sociedade civil, com o objetivo de avaliar políticas públicas e sugerir ações para melhoria e efetivação dessas políticas.

A mesa de abertura contou com a participação da secretária dos Direitos Humanos e da Assistência Social, Andrezza Coelho, do presidente do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do estado, Samuel Pessoa, do coordenador estadual de políticas públicas para pessoas com deficiência da Secretaria dos Direitos Humanos do estado, Lucas Sampaio, da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Eduarda Albuquerque, do coordenador dos Direitos Humanos de Sobral, Chiquinho Silva, e do professor Vicente, que representou a vice-prefeita de Sobral, Christianne Coelho.

A secretária Andrezza Coelho afirmou sentir alegria por participar do momento, que não era realizado há 8 anos. Ela agradeceu os esforços empreendidos pelo CMDPDS e pela Coordenadoria dos Direitos Humanos para a realização do encontro. Além disso, destacou os serviços oferecidos pela Sedhas para o público.

É importante priorizar as pessoas com deficiência na gestão pública: temos muito a aprender e a fazer ainda, porque é muito desafiador, mas quando cheguei e vi esse auditório cheio, a fila para se credenciar, eu fiquei muito feliz, até emocionada”, afirmou.

A palestra magna foi ministrada por Samuel Pessoa, pessoa cega e presidente do CEDEF (Conselho Estadual); Lucas Sampaio, pessoa com autismo e coordenador estadual; e também por Rubinho Linhares, pessoa com nanismo, militante dos direitos humanos da pessoa com deficiência e ex-conselheiro nacional do Conade. Rubens fez uma fala voltada para o combate ao capacitismo, enquanto Samuel aprofundou os temas a serem discutidos em grupo e Lucas debateu o tema geral da conferência, destacando o cenário atual.

Em seguida, os participantes foram divididos em grupos, conforme tinham escolhido durante o credenciamento para debater: a) controle social; b) garantia de direitos às pessoas com deficiência; c) financiamento; d) cidadania e acessibilidade; e) comunicação. Ao final, foram apresentadas e votadas as propostas, e também eleitos os delegados (titulares e suplentes da sociedade civil e governo) que representarão Sobral na etapa estadual.

Fonte: Secom Sobral