Lei para reduzir filas do INSS é sancionada

© Tomaz Silva/Agência Brasil

A análise de pedidos de aposentadorias e benefícios na Previdência Social será agilizada com a implementação do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS), sancionado pelo Governo por meio da Lei nº 14.724/2023. A lei, originada de uma medida provisória em julho, foi aprovada pela Câmara dos Deputados em outubro e pelo Senado em 1º de novembro, sendo publicada em edição extraordinária do Diário Oficial da União nesta terça-feira (14).

O PEFPS tem como objetivo reduzir o tempo de espera no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e adota diversas medidas para alcançar esse fim. Entre elas, destaca-se a reintrodução do bônus de produtividade para os funcionários que ultrapassarem a jornada regular, tanto na análise de requerimentos de benefícios quanto na realização de perícias médicas. Além disso, o programa permite, de forma excepcional, a aceitação de atestados médicos e odontológicos não avaliados para a concessão de licenças médicas ou acompanhamento de tratamento da família, sem a necessidade de perícia oficial.

O critério de prioridade para o recebimento dos bônus será dado aos funcionários e médicos peritos envolvidos em processos administrativos com mais de 45 dias ou com prazo final expirado. O valor do bônus será de R$ 68 por tarefa para os servidores administrativos do INSS e de R$ 75 por perícia para os médicos peritos. Essa prática de adicional de produtividade já foi implementada em 2019 com o mesmo propósito de reduzir as filas nos pedidos de aposentadorias, pensões e auxílios.

Posts relacionados

Golpistas roubam saldo do Bolsa Família de famílias no Caixa Tem

Bolsa Família paga retroativo para milhares de famílias com benefício bloqueado

Desconto DB PRE SIA no Bolsa Família Caixa Tem; entenda

Utilizamos cookies essenciais para melhorar a experiência de navegação. Para mais detalhes, confira nossa política de cookies. Saber mais