Bolsa Família tem pagamento antecipado no RS

Por Antonio

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) anunciou medidas para agilizar o acesso ao Bolsa Família para os beneficiários afetados pelos temporais no Rio Grande do Sul. Em virtude da calamidade no estado, o pagamento será unificado, permitindo que os beneficiários recebam seus pagamentos no primeiro dia previsto no calendário, independentemente do final do Número de Identificação Social (NIS). Este mês, o primeiro dia de pagamento é em 17 de maio.

O MDS explicou que em situações de calamidade, como essa, promove o pagamento unificado do Bolsa Família, eliminando o escalonamento e permitindo a liberação do benefício desde o primeiro dia de pagamento no calendário do programa, sem considerar o final do NIS.

Além disso, o ministério facilitou o saque do Bolsa Família, permitindo que seja retirado sem a necessidade de cartão ou documentos (para casos de perda), mediante apresentação de uma Declaração Especial de Pagamento emitida pela prefeitura.

Para as famílias que precisam atualizar o cadastro, o prazo foi prorrogado pelo ministério. As famílias incluídas nos processos de Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral terão mais tempo para atualizar suas informações, assegurando a continuidade dos benefícios.

O governo do Rio Grande do Sul solicitou recursos ao ministério para auxiliar a população afetada. O MDS está em contato com a gestão estadual para definir a assistência social aos municípios atingidos, incluindo a distribuição de cestas de alimentos.

Enquanto isso, o estado enfrenta uma de suas piores crises climáticas, com temporais que já causaram 13 mortes, 12 feridos e deixaram 21 pessoas desaparecidas. Mais de 67.860 mil pessoas foram afetadas por alagamentos, inundações, enxurradas e vendavais. O número de desalojados já chega a 9.993, com 4.599 pessoas buscando abrigo em locais públicos ou entidades assistenciais.

Um dos incidentes mais preocupantes foi o rompimento de parte da barragem da usina de geração de energia 14 de Julho, na bacia do Rio Taquari-Antas, colocando em risco várias cidades abaixo do local do incidente, incluindo Santa Tereza, Muçum, Roca Sales, Arroio do Meio, Encantado, Colinas e Lajeado.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e uma comitiva de ministros estão no estado para avaliar a situação. Lula afirmou que o governo federal disponibilizará todos os recursos necessários para o socorro à população e a reconstrução das áreas afetadas pelas tempestades e enchentes.

Você pode gostar

Subscribe my Newsletter for new blog posts, tips & new photos. Let's stay updated!

Contato

@2019 – Todos os direitos reservados. VenutoBR.com

Posts em Destaque

Utilizamos cookies essenciais para melhorar a experiência de navegação. Para mais detalhes, confira nossa política de cookies. Aceitar Saber mais

Participe do nosso Grupo no WhatsApp!

Receba os resultados das loterias em primeira mão!

Entrar no Grupo