Juro do consignado a aposentados é reduzido para 1,7% ao mês

Queda na taxa beneficiará 8 milhões de pessoas com empréstimos

Por Antonio

O Conselho Nacional da Previdência Social (CNPS) previu nesta segunda-feira (13) uma redução no limite de juros para operações de crédito consignado de aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Por 12 votos a 3, foi aprovado um novo teto de juros de 1,7% ao mês, o que representa uma redução de 0,44 ponto percentual em relação ao limite anterior, de 2,14% ao mês.

Além disso, o teto dos juros para o cartão de crédito consignado também foi reduzido, de 3,06% para 2,62% ao mês. As medidas foram propostas pelo governo e entrarão em vigor assim que a instrução normativa for publicada no Diário Oficial da União.

Cerca de 8 milhões de cidadãos com empréstimos descontados diretamente na folha de pagamento serão beneficiados pela redução nos juros, segundo o Ministério da Previdência Social. Dentre eles, aproximadamente 1,8 milhão de beneficiários atingiram o limite máximo de desconto de 45% da aposentadoria ou pensão.

O ministro da Previdência, Carlos Lupi, anunciou que o percentual de margem de desconto na folha será discutido na próxima reunião do CNPS, em 27 de abril. Ele classificou as taxas atuais como “abusivas” e que prejudicam as pessoas. A média de renda dos aposentados e pensionistas que utilizam o crédito consignado está em R$ 1,7 mil, de acordo com o presidente do INSS, Glauco Wamburg.

Além da redução nos juros, o CNPS iniciou a formação de uma comissão de trabalho para analisar o sistema de cartão de crédito consignado para os beneficiários do INSS, que deverá concluir a análise em 60 dias. Também foi aprovado uma comissão para discutir a composição e a competência do colegiado em até 90 dias.

Você pode gostar

Subscribe my Newsletter for new blog posts, tips & new photos. Let's stay updated!

Contato

@2019 – Todos os direitos reservados. VenutoBR.com

Posts em Destaque

Utilizamos cookies essenciais para melhorar a experiência de navegação. Para mais detalhes, confira nossa política de cookies. Aceitar Saber mais

Participe do nosso Grupo no WhatsApp!

Receba os resultados das loterias em primeira mão!

Entrar no Grupo